domingo, 21 de setembro de 2008

Maratona aquática


Por Mariah Heusi



No último sábado, dia 20 de setembro, foi realizado no Pontão do Lago Sul o 9º Circuito de Natação em Águas Abertas. Cerca de 200 atletas participaram da competição que foi dividida em três etapas: 300 metros para atletas de 6 a 13 anos e iniciantes, 1000 metros para atletas acima de 11 anos e 3000 metros para atletas acima de 13 anos.
A primeira prova contou com a presença de 21 atletas com idades de 6 a 13 anos. As crianças nadaram 300 metros no Lago Paranoá, muitos atletas mirins completaram a prova acompanhados dos pais e treinadores responsáveis, além da equipe de apoio que estava nos caiaques. O vencedor da prova foi o goiano Lazaro Amorim com o tempo de 3 minutos e 45 segundos, o segundo lugar foi para outro goiano, Kenneth Anderson que finalizou a prova em 3 minutos e 52 segundos, o terceiro lugar ficou para o brasiliense Renato Marinho com o tempo de 4 minutos e 10 segundos.

A professora de Educação Física do PIN ASBAC, Adriana Brito trouxe 9 alunos para participar da competição. Seus atletas mirins sempre participam de campeonatos de natação no DF, neste ano, oito crianças participaram das 3 etapas do circuito, conquistando troféus e medalhas.
A segunda prova do circuito foi a de 1000 metros, com 102 participantes. A mudança do clima prejudicou os atletas da competição que sofreram com o Lago Paranoá mais denso e com ondas. O vencedor da prova foi o goiano Diogo Villarinho de apenas 14 anos, que terminou o percurso com o tempo de 14 minutos e 10 segundos, o segundo lugar ficou para Marco Antônio da Silva com o tempo de 15 minutos e 13 segundos, o terceiro lugar ficou para Arthur Rodrigues Moreno, que finalizou em 15 minutos e 32 segundos.
A terceira e última prova do dia foi a de 3000 metros, novamente o fenômeno Diogo Villarinho foi o vencedor da prova com 36 minutos e 44 segundos, Hugo Vasconcelos ficou com o segundo lugar com o tempo de 39 minutos e 08 segundos e o terceiro lugar ficou para Fábio Negreiros que terminou a prova com 41 minutos e 35 segundos.
Não podemos esquecer de citar as meninas que participaram do circuito nas 3 provas. Na classificação geral feminina dos 300 metros o primeiro lugar ficou para Mariana Franca com o tempo de 5 minutos e 22 segundos, Isabela Ferreira, atleta do PIN ASBAC ficou com a segunda colocação, finalizou a prova com o tempo de 5 minutos e 26 segundos, o terceiro lugar ficou para Luiza Soares que terminou a prova em 6 munitos e 28 segundos.
Na prova de 1000 metros a grande vencedora foi a atleta Ticiana Pontes com o tempo de 17 minutos e 16 segundos, Ana Lúcia Borges ficou em segundo com o tempo de 18 minutos e 10 segundos, o terceiro lugar ficou para Ana Carolina Ferreira que finalizou a prova com o tempo de 18 munitos e 13 segundos.
Na prova de 3000 metros Tauana Schmidt foi a vencedora com o tempo de 43 minutos e 33 segundos, a professora do PIN ASBAC, Adriana Brito finalizou a prova em 44 minutos e 32 segundos ficando em segundo lugar e o terceiro ficou com Aline Ribeiro marcando 43 minutos no cronômetro.
O evento foi idealizado pelo educador físico Sérgio Tostes, que é o responsável pela empresa MKS Esportes, organizadora do evento. O campeonato acontece há 9 anos, Sérgio contou que o projeto do Circuito de Natação em Águas Abertas surgiu porque Brasília não tinha nenhuma maratona aquática com essa nessecidade aplicou o projeto que é sucesso na cidade, trazendo muito atletas de outros estados para competir a prova.
A última etapa do 9º Circuito de Natação em Águas Abertas será no dia 8 de novembro, e ainda não tem local definido, em breve o Blog Esporte Cerrado vai trazer mais informações sobre a competição.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pela cobertura do evento, muito legal!

 
>