quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Aquathlon no Parque da Península dos Ministros

Por Mariah Heusi

Neste último sábado, dia 06 de setembro, aconteceu o 7º Circuito Brasiliense de Aquathlon - 2ª etapa, no Parque da Península dos Ministros, na QL 12 do Lago Sul. O evento foi organizado pela MKS Esportes e contou com a presença de 100 atletas. Sendo dois na categoria infantil, 82 participantes na categoria principal e 16 atletas na categoria de revezamento.

A largada prova infantil começo um pouco antes das 10h e logo após foi a largada da prova principal, às 10h30 iniciou a prova de revezamento. Para os atletas que competiram na categoria infantil o percurso era de 300 metros de natação com mais 1,5 km de corrida. Nas categorias principal e revezamento as distâncias foram 750 metros de natação com mais 5 km de corrida. O local escolhido para a realização do circuito agradou os atletas, pois o Parque da Península dos Ministros foi reformado a pouco tempo e não tem veículos transitando pelo local, dando conforto para os participantes da prova.

Thiago Hikaru 11 anos, foi o vencedor da categoria infantil, ele pratica triathlon desde o ano passado, já participou de seis provas. " Minha dificuldade na prova foi na corrida, quando não consegui controlar a respiração e tive um pouco de dor de viado", revela o atleta mirim. O outro competidor da categoria não completou a prova.

Na categoria geral masculina o vencedor da prova foi Leandro Barbosa de 32 anos, com o tempo de 24min e 10seg. O atleta não participou da 1ª etapa que foi realizada no mês de abril deste ano no Iate Clube de Brasília. Leandro faz triathlon há 7 anos, atualmente treina no Iate e sempre tenta participar de competições em Brasília quando a data não coincide com de outro evento fora da cidade. " Acho muito importante esse tipo de evento esportivo porque competindo o aquathlon atrai mais atletas para o Triathlon, o próximo passo é comprar uma bicicleta e pedalar", diz Leandro Barbosa.
O triatleta Paulo Roberto Maciel que tem apenas 18 anos, ficou em segundo lugar na competição finalizando com o tempo de 24min e 58seg. Paulo faz parte da equipe Top Sports, pratica o esporte há quase 3 anos. O amor pelo esporte começou com a corrida. Um dia Paulo estava sem dinheiro para pegar o ônibus da escola para casa então resolveu ir correndo de Taguatinga para Sambambaia. A partir desse dia a corrida de volta para casa virou rotina e logo após conheceu o Triathlon.
O terceiro colocado da categoria masculina foi Alexandre Dourado, 28 anos com o tempo de 26min e 42seg. O atleta se dedica ao Triathlon há dois anos. " A prova foi ótima, a organização foi muito boa, a maior dificuldade encontrada foi o clima seco de Brasília",comenta o atleta.
Na categoria geral feminina a vencedora da prova foi a triatleta Mariana Ohata, 30 anos, com o tempo de 26min e 28seg. Mariana participou recentemente dos Jogos Olímpicos de Pequim disse que a maior dificuldade encontrada na realização da prova é a adaptação, já que a atleta tem participado de muitas competições, além de uma lesão que sente desde o início do ano. Revelou ainda que mesmo não morando mais em Brasília sempre que está na cidade procura participar deste tipo de evento.
O segundo lugar da categoria ficou para Aglaé Menezes de 33 anos que finalizou a prova com o tempo de 29min e 59seg. Tem 22 anos que a atleta pratica thiathlon e sempre que dá participa desse circuito. "É um campeonato gostoso de se fazer, o local escolhido foi ótimo, já que não passa carro", conta Aglaé.
Thaty Porto, 20 anos, ficou com a terceira colocação na prova. A triatleta se dedica a modalidade há 5 anos. " A maior dificuldade enfrentada no percurso foi na natação, na saída do lago tinha muitas pedras e atrapalhou um pouco", diz a atleta.

O tempo seco não desanimou os atletas, que elogiaram o local do evento escolhido pela MKS Esportes. A competição contou com atletas amadores, profissionais e admiradores do esporte. A 3ª e última etapa do Circuito será no mesmo local no dia 29 de novembro. Confira em breve o vídeo com os melhores momentos do 7º Circuito Brasiliense de Aquathlon - 2ª etapa, na TV Esporte Cerrado.

Nenhum comentário:

 
>